quinta-feira, 26 de abril de 2012


O MARKETING TURÍSTICO

O setor do turismo tem sido alvo, nos últimos tempos, de uma forte explosão do desenvolvimento de idéias e ações. A demanda é crescente por causa do aumento da população e da complexidade urbana, provocada pelo capitalismo e seus modos de produção, e da busca por opções diferenciadas para a satisfação pessoal.

 

O turismo é evasão, sonho, saída do cotidiano e da mesmice. E o Marketing Turístico vem impulsionar o consumo desta necessidade pós-moderna: o "sair da rotina".
O Turismo não se encaixa no quesito das necessidades básicas, como alimentação, moradia, saúde e educação, por ser considerado secundário na escala de prioridades dos consumidores. Mas a atividade turística deixou de ser vista como um capricho. Uma vez atendidas as suas necessidades primárias, o ser humano passa a relacionar suas necessidades principalmente com status, cultura e lazer e é aqui que o turismo encontra sua atuação.


E o turista procura aonde ir. Para se aproveitar possíveis potenciais turísticos de uma localidade, um município, um país, é preciso muito planejamento. Cabe às Administrações Públicas definirem seus objetivos - que serão descobertos através de um diagnóstico quase clínico da vocação turística a ser praticada e que poderá trazer os resultados esperados - e investir nisso, além do envolvimento da comunidade (da qual é necessário extrair quais os rumos seguir em relação à atividade). De nada servirá uma cidade oferecer várias opções turísticas como, por exemplo, grande riqueza natural e cultural, se a Administração não desenvolver as medidas indicadas para impulsionar o desenvolvimento turístico.




Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e especialista em Marketing e Comunicação.

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