sábado, 9 de junho de 2012

A importância do turismo em Marketing


O potencial turístico do Brasil é muito grande. No entanto, ainda não somos uma potência turística. No ranking da Organização Mundial do Turismo (2000), o Brasil ocupa apenas o 29º lugar, muito pouco para quem tem um dos maiores potenciais turísticos do planeta. Um dos principais motivos é que só agora estamos despertando para esta a realidade.

O turismo é hoje uma das maiores fontes de emprego e renda no mundo em que vivemos. Mundo que aposta na globalização econômica, onde a tecnologia e o desejo de consumo encurtam as distâncias. O futuro chegou e, com ele, o turismo cresceu de importância.

Faça um teste: pergunte a pessoas de gostos e poder aquisitivo variados que destino dariam ao dinheiro caso ganhassem uma bolada na loteria, por exemplo. A maioria responderá, com certeza, que irá viajar. Além de ser um grande sonho de consumo, elas têm muitos motivos para viajar: negócios, lazer, saúde, cultura, esportes e aventura, religião e muitos outros.

O Brasil tem atrativos de sobra: belezas naturais, praias, florestas, cidades históricas, cidades modernas, centros industriais, um rico calendário de festas e eventos, culinária, festivais de música e arte, acontecimentos esportivos, estações de cura e mais de uma infinidade de motivos para atrair turistas internos e também do exterior. Por isso, podemos afirmar que o Brasil é o país do turismo.

É neste contexto que entra o Marketing de serviços. Para que o visitante goste, retorne e indique a visita para um número grande de potenciais turistas, é preciso que a rede de serviços funcione da forma como o visitante estava esperando. A qualidade do atendimento e o tipo de recepção são fundamentais para que o serviço conquiste o turista. Afinal, turismo há muito tempo deixou de ser razão para ser emoção. Quem vai a um congresso quer se emocionar e sentir-se realizado igual alguém que vai a uma praia ou para Aparecida do Norte, no estado de São Paulo. Não importa o local, o turismo é movido à emoção e os profissionais precisam cuidar bem da qualidade no atendimento para não frustrar os turistas.



Me chamo Livia Lopes Rodrigues ,sou estudante de marketing da universidade castelo branco.
venho falar sobre aimportancia do marketing no turismo através deste artigo postado, no Brasil como é dito no atigo o turismo é bem valorizado como por exemplo, na feira de São cristovão um de nossos pontos turiscos que como da para ver na foto eu fui confirir. portanto vamos explorar nosso turismo pois o turismo muito contribui para o crescimento do país.